segunda-feira, 24 de agosto de 2009


Olá pessoal, começou essa semana uma campanha vinculada em rede nacional pelo Registro de Nascimento, sabemos que muitas de nossos nascidos vivos nem sempre seguem registrados pelos seus responsáveis, o que no futuro impossibilita de exercer seus direitos como cidadãos. O Brasil inicia uma grande mobilização nacional pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica (RG, CPF e CTPS) para ampliar o acesso da população à certidão de nascimento. E para vencer esse desafio, a Campanha Nacional pela Certidão de Nascimento traz Ronaldo Luis Nazário de Lima, o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, como principal garoto-propaganda. A convite do presidente Lula, o jogador do Corinthians topou ajudar a Família Brasil a crescer, incentivando brasileiros e brasileiros a fazer a certidão de nascimento.

A certidão de nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania. Sem o documento, meninos e meninas ficam privados de seus direitos mais fundamentais, sem acesso aos programas sociais. Adultos, não podem obter a carteira de identidade, CPF e outros documentos. Por conta disso, o slogan da campanha nacional é “Certidão de nascimento – um direito que dá direitos / um dever de todo o Brasil”. Cerca de 12,2% dos bebês não são registrados até o primeiro ano de vida. Embora esteja em queda – em 2003, o percentual era 18,9% –, o número ainda é preocupante.

Por isso, fazer com que os bebês já saiam das maternidades com nome e sobrenome é uma prioridade do Governo Federal, coordenada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos. A meta é reduzir a média nacional para 5% até 2010, o que, de acordo com o padrão internacional, significa erradicar o sub-registro.

Mais informações no site http://certidaodenascimento.gov.br/wordpress/

Um comentário:

  1. COMPANHEIRO PARABÉNS PELO SEU BLOG E QUE DEUS TE ABENÇÕE E TE ILUMINE SEMPRE.

    UM ABRAÇO FORTE PARA VC E TODOS COMPANHEIROS E LEITORES.

    ESTOU A DISPOSIÇÃO

    bioacs.blogspot.com

    ResponderExcluir